Este é um post para quem está inciando no mundo do crochê... quero ensinar neste post como fazer os 03 pontos básicos do crochê: correntinha, ponto baixo e ponto alto. Fiz 03 gráficos que vão te ajudar ainda mais a entender estes três pontos... Corre lá, pegue seu fio de malha e sua agulha e vamos aprender!!!
Ponto Corrente
Este é o ponto mais simples do crochê, mas muito importante. Você irá usa-lo em quase todos os teus trabalhos...
Faça um laço (nozinho) no seu fio... Introduza a agulha na parte da frente deste laço (1). Lace o fio e passe por dentro do seu laço inicial (2). Agora é só repetir este processo, até obter a quantidade de correntes necessárias para o seu trabalho.
Ponto Baixo
Introduza a agulha na parte da frente do ponto a ser trabalhado (para um ponto baixo, introduza a agulha na segunda ou terceira correntinha). Lace a linha na agulha. Puxe a laçada. Lace novamente a linha na agulha. Puxe a laçada pelos anéis que estão na agulha. Prontinho!!!
Ponto Alto
Lace a linha na agulha. Introduza a agulha na terceira ou quarta corrente do ponto inicial e puxe uma laçada. Lace a linha novamente na agulha e puxe através de duas alças da agulha. Lace novamente a agulha e puxe a linha através das duas alças restantes. Agora é só repetir os passos do ponto alto para a quantidade indicada na receita.
Até a próxima!
Oie!!!
Mais uma dica super legal aqui no blog...
Muita gente que está inciando na arte do crochê tem esta dúvida... Hoje quero ensinar como trocar a cor no seu tapete (ou outra peça) de crochê com EuroRoma fio de malha...
Como que faz?
Termine a carreira normalmente. Amarre a nova cor... Faça duas correntes (ponto alto) ou uma corrente (se estiver usando ponto baixo) e comece a nova carreira... Simples assim...
DICA1: Depois que amarrar o novo fio, lembre-se de crochetar a ponta do fio anterior, nos primeiros pontos da nova carreira, como no fio conduzido.
DICA2: Quando você amarrar o novo fio, deixe uma ponta de uns 5 cm... Siga com a carreira, e quando estiver terminando, crochete esta ponta, embutindo ela como no fio conduzido...
Estas duas dicas te ajudarão a evitar nós e arremates...
Até a próxima dica...
Oi amores!!!
Voltamos com mais uma dica super bacana aqui no blog... hoje vamos aprender a fazer ponto baixo centrado... Chamamos o ponto baixo centrado também de ponto coração... Ele é super simples de fazer e, além de deixar sua peça bem mais charmosa, ela também fica mais durinha...
Sousplat feito com ponto baixo centrado, com a técnica do fio conduzido...
O ponto baixo centrado é super recomendado para a execução de cestos, feitos com fio de malha, pois ele deixa sua peça mais firme e encorpada.
Como faz?
Simples!!! O ponto baixo centrado é o mesmo ponto baixo, com a diferença de que introduzimos a agulha entre o "V" dos pontos da volta anterior e, não, nas alças dos pontos como habitualmente.
Gostaram? Até a próxima dica...
Oieeee!!!
Voltamos com mais uma dica super bacana para quem trabalha com EuroRoma fio de malha... Muita gente me pergunta nos vídeos... "Mari, porque você segura a agulha de crochê assim?" "Existe uma forma ideal para segurar a agulha?" "Qual é a forma que você recomenda para segurar a agulha?"
A maioria de nós segura a agulha como caneta... foi assim que eu aprendi e é assim que eu segurava nas primeiras peças de fio de malha. Com o tempo percebi que o fio de malha exigia maior força na puxada, tem que ser mais firme... isto forçava a minha mão e consequentemente doía minhas articulações. Então resolvi mudar a forma de segurar a agulha. Em vez de segurar como caneta, comecei a segurar com a mão fechada, como a foto de baixo...
E o resultado foi super positivo!!! Além de aliviar as dores das articulações, o rendimento do meu trabalho aumentou muito... Isto porque esta forma de segurar a agulha dá mais impulso na puxada do fio de malha... fica aí mais um dica amores!!!
Até o próximo post!!! Beijos da Mari.
Oi pessoal!!!
Voltamos com mais uma dica super bacana, pra quem quer aprender a fazer trabalhos circulares com EuroRoma fio de malha. Vamos aprender a fazer o círculo mágico!!! Usamos este círculo para trabalhos circulares, tapetes, fundos de cestos, sousplat... Muita gente usa ainda 4 correntes iniciais, e começa a trabalhar nelas, seja com ponto alto ou baixo. Mas elas geralmente deixam a peça com um pequeno buraquinho no meio. Já o círculo mágico fica fechadinho, perfeito. Vale muito a pena aprender viu?
~Como fazer o círculo mágico???
Faça um círculo com a linha, deixando a ponta para o lado esquerdo, um pouco maior pra puxar depois...
Coloque a agulha no círculo, buscando o fio através do anel, como mostra a segunda foto.
Com a agulha nesta laçada, vamos crochetar de 7 a 8 pontos baixos neste círculo, como mostra as fotos...
Bom depois que fez 7 a 8 pontos baixos, puxe a ponta do fio, e... prontinho!!!
Ele fecha, num passe de mágica!!! Finalize com um meio ponto. Pra quem gosta de crochetar seguindo gráficos, selecionei aqui um que pode te ajudar a entender melhor...
Gostaram? Agora é só iniciar sua peça circular... Até o próximo post!!!
Beijos da Mari.
Oi gente!
Eu sou a Mari, do instagram @pragentemiuda e sou apaixonada por EuroRoma fio de malha... vou estar com vcs aqui no blog também para falarmos sobre fio de malha, este fio mágico que tem conquistado artesãs em todos os lugares e rendido muitos trabalhos magníficos!!! Muita gente me pergunta e tem muitas dúvidas sobre a espessura dos fios, a agulha adequada... então vim aqui tirar alguamas dúvidas. Estas e outras dicas vocês também encontram lá no meu instagram @pragentemiuda ok?
O fio de malha não tem numeração padronizada ou espessura como o barbante. Ele e resultado do aproveitamento das sobras das malharias, um produto totalmente reciclado. Por isto ele pode as vezes variar a sua espessura. Aqui vai algumas dicas para driblar este problema com jeitinho e casar os fios entre si, obtendo assim um trabalho perfeito!!!
Caso encontre este problema, aí vão algumas dicas.
Nunca use um fio fininho com outro bem grosso. Os fios podem variar de 0,5 cm a até 3,0. Neste caso você pode separar os novelos, usando grosso com grosso e fino com fino. Lembrando que a maioria dos novelos possuem uma espessura de 2,0 a 2,5 e podem perfeitamente serem usando juntos na mesma peça.
Outra dica é cortar o fio largo em dois, duplicando-o. Use uma tesoura bem afiada, dá um pouco de trabalho mas compensa...
Se o fio for muito fininho, use só com outros fios finos, em pecas mais delicadas. Ou junte dois novelos juntos, crochetando dois fios ao mesmo tempo.
E a agulha? Como expliquei acima, os fios podem ter varias espessuras, então o ideal seria ter uma agulha adequada, para cada fio. Recomendo o uso da agulha 9 ou 10, para usar com a maioria deles. Somente fios muito largos, exigem uma agulha 12 ou 14. E os bem finos ate uma 6. A agulha não precisa ser especial, pode ser a sua agulha comum que você tem em casa tá?
Gostaram? Espero ter te ajudado... logo logo voltaremos com mais dicas!!!